A Cirurgia Robótica é um procedimento minimamente invasivo assistido por robô. A tecnologia é potencializada pela capacidade técnica do cirurgião, possibilitando maior destreza na manipulação dos instrumentos e melhor visibilidade através de imagens em alta resolução. O procedimento é realizado pelo médico através de um console instalado na sala de cirurgia.
O sistema cirúrgico utilizado em cirurgias robóticas chama-se Da Vinci. O robô mais comumente utilizado foi criado na Califórnia, nos Estados Unidos, pela empresa Intuitive. Possui 4 “braços”, incluindo um para câmera cirúrgica e outros 3 para instrumentos (tesouras, bisturis e pinças), concebidos para realizar movimentos precisos e delicados. A tecnologia de ponta permite o desenvolvimento de procedimentos inovadores para o tratamento de casos complexos, como a retirada de tumores, a preservação e a reconstrução de órgãos.
A cirurgia laparoscópica ou vídeolaparoscópica é um procedimento minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões ou portais por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos.
A visualização do interior da cavidade abdominal é feita com um instrumento fino chamado laparoscópio. Este é conectado a um sistema de fibras ópticas e microcâmeras que permite aumentar as imagens em até 20 vezes, e as imagens captadas são projetadas e um monitor.
O grande benefício dos procedimentos vídeo-laparoscópicos é proporcionar a realização de cirurgias com a mesma eficiência e segurança daquelas feitas de modo convencional (abertas), porém com menos dor e desconforto.
A forma convencional (também chamada de cirurgia aberta) é realizada através de incisões maiores, com uso de pequenos instrumentais. É a forma mais antiga de cirurgia, ainda muito utilizada e que depende de pouca tecnologia para ser executada. Utiliza instrumentos médicos específicos e de diversas técnicas cirúrgicas bem definidas. Pode contemplar procedimentos como extrações, excisões, entre outros, dependendo do problema que procura endereçar.
A forma convencional (também chamada de cirurgia aberta) é realizada através de incisões maiores, com uso de pequenos instrumentais. É a forma mais antiga de cirurgia, ainda muito utilizada e que depende de pouca tecnologia para ser executada. Utiliza instrumentos médicos específicos e de diversas técnicas cirúrgicas bem definidas.
2020 – Dr. Alexandre Menezes – Todos os direitos reservados.